Arquivo de 03.07.2016 |
"As formas políticas são vãs, sem os homens que as anima. É o vigor individual que faz as nações robustas. Mas o indivíduo não pode ter essa fibra, esse equilíbrio, essa energia, que compõem os fortes, senão pela consciência do seu destino moral, associada ao respeito desse destino nos seus semelhantes."
"É muito difícil para nós abordar este assunto, porque somos simples espectador do que se passa no cenário nacional, acompanhando as notícias e, algumas vezes, os debates políticos.
Entendemos, porém, que uma das particularidades da política é atingir e interessar a todos os indivíduos.
Não obstante, muitos sentem desapontamento com relação a ela, pelo fato de a analisarem por um prisma que não expressa a realidade.
A política é uma ciência que tem por finalidade propiciar um bom governo.
Embora sejamos leigos na matéria, propusemo-nos aceitar este desafio, isto é, dizer alguma coisa em torno da política, por considerá-la de fundamental importância. E o fazemos com isenção de ânimo e completa ausência de fatores externos e de ideias preconcebidas. Os entendidos do assunto que nos relevem, pois é provável que o nosso raciocínio seja falho.
Vamos tentar focalizá-la de maneira sintetizada, com imparcialidade e desejosos de acertar. Faltando-nos maiores recursos para a exposição do tema, a falsa política da verdadeira, de modo a melhor ajuizar sobre a conduta dos homens que a ela se dedicam.
Cremos que não há encoberto que não seja descoberto. nem algo oculto que se não venha a saber com o decorrer do tempo.
Partindo-se deste princípio, os nossos atos devem ser pautados pela honestidade, a fim de que não venhamos a suportar o reflexo de gestos menos felizes.
Os deturpadores da verdade, os mistificadores da justiça, os adversários da liberdade, os violadores do direito, sempre procuraram distorcer os fatos em proveito pessoal. Esta afirmativa é incontestável, tendo a própria história como testemunha.
A respeito da política, vejamos a definição do eminente Dr. Ruy Barbosa: <<A política afina o espírito humano, educa os povos no conhecimento de si mesmos, desenvolve nos indivíduos a atividade, a coragem, a nobreza, a previsão, a energia, cria, apura, eleva o merecimento. A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. Constitui uma função ou um conjunto das funções do organismo nacional: é o exercício normal das forças de uma nação consciente e senhora de si mesma. É a higiene dos países moralmente sadios.>>
Deduzimos, em face deste sábio pronunciamento, que a prática da política autêntica exige de seus profitentes elevar-se acima de todas as influências negativas que possam amortecer os bons sentimentos, consequentemente, deve ser exercida com brio e dignidade humana, sob pena de ser acusada de politicagem, que nada mais é do que o jogo da intriga, da inveja e da incapacidade.
<Política e politicagem não se confundem, não se parecem, não se relacionam uma com a outra. Antes se negam, se excluem, se repulsam mutuamente.> [in "Fatos Reais" de Milton Luz]
Nenhum comentário:
Postar um comentário