[ ... ]
"Como a maioria dos astronautas, esses três homens eram casados, tinham família e moravam na região de Houston. Jan Armstrong tinha se retirado para o quarto durante a descida, deixando a família e os vizinhos na sala, assistindo à cobertura pela TV. Então seu filho Rick entrou e se sentou no chão. O astronauta e vizinho Bill Anders se juntou a eles e ajudou Jan a estudar um mapa da Lua. Enquanto o marido guiava o ML pela últimas centenas de metros, Jan sentou-se no chão e abraçou o filho, murmurando: "Bom... bom... bom...."
Joan Aldrin estava em sua sala, com lágrimas nos olhos incapaz de olhar a tela da TV. Quando a Águia pousou , ela desmoronou no chão enquanto todo mundo aplaudia. Uma rua mais adiante, Pat Collins, nervosa, estava sentada no sofá da sala com a família e os amigos. No pouso, Pat sorriu pela primeira vez em muito tempo enquanto via o famoso Walter Cronkite, locutor geralmente articulado, tirar os óculos e dizer: "Homem na Lua! Uau... rapaz!"
Depois do pouso, as três deram entrevistas no jardim da casa, com variações do discurso "orgulhosa, emocionada, feliz" que todas as esposas de astronautas veteranos estavam acostumadas a fazer. Mas todas sabiam que adiante haveria mais pontos críticos de ir/não ir."
[ ... ] [in página 116, "A Caminho da Lua" de James Donovan, in Seleções de julho de 2019]
Nenhum comentário:
Postar um comentário